Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Atividade 1.5

NÚCLEO TECNOLÓGICO DE ÁGUA BOA - NTM

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs 100 HORAS

CURSISTA: CELIR ANGONESE

ATIVIDADE 1.5 - CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

FICHAMENTO

FÁBULAS

AUTORA: GLÓRIA MARIA DE OLIVEIRA

CO-AUTOR (ES): SIMONE DE ALENCASTRE RODRIGUES, SOYMARA VIEIRA EMILIÃO

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a expressão oral, participando das discussões ouvindo e expressando suas opiniões assim como sugestões.
• Recontar oralmente uma fábula trabalhada.
• Compreender o texto lido
• Estabelecer conclusões a partir de informações expressas no texto.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter o conhecimento de que a fábula é um gênero literário, encontrado em quase todas as culturas, possui uma narrativa pequena e que a maioria tem animais ou criaturas imaginárias como personagens e finaliza com uma lição de moral.

NOME DO PROGRAMA: Portal do Professor

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Alfabetização

ESTRATÉGIA

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora lê para a classe a fábula “ A Cigarra e a Formiga”, conversa com a turma sobre o entendimento da fábula, neste momento é importante que a professora estimula a todos s comentar sobre sua primeira impressão da fábula.

Segundo momento:
A professora pede para as crianças recontarem oralmente a narrativa. É muito importante que nesses momentos esteja atenta à oralidade das crianças, o vocabulário apresentado, se ela está utilizando a estrutura deste tipo de texto.

Terceiro momento:

Neste momento a professora solicita o número de alunos correspondente a quantidade de personagens que aparecem na historia, não se esquecendo da figura do narrador e pede para estes dramatizarem a fábula.
Este momento de dramatização também é muito rico para a professora estar observando e explorando os aspectos de compreensão e interpretação do texto

A professora poderá enriquecer as propostas citadas pedindo para que os alunos representem determinadas cenas da fábula.
Recriação de forma oral da história, reinventando partes como início ou final.
Uma reescrita coletiva no quadro.
A professora deverá estimular as crianças a emitirem suas opiniões sobre a fábula apresentada.
Em outro momento a professora pode apresentar a outra versão desta mesma fábula

Recursos Complementares

TITULO DO LIVRO: FÁBULAS DE ESOPO
AUTOR: RUTH ROCHA
ILUSTRADOR: ADALBERTO CORNAVACA
EDITORA: FTD

AVALIAÇÃO

Avaliar os alunos no que se refere a capacidade de compreensão deste texto.
Verificar se a classe foi capaz de se apropriar da estrutura do gênero de fábulas.
Verificar se os alunos identificam os personagens da historia.
Identificar a capacidade criadora de opinar sobre a fabula apresentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário