quinta-feira, 22 de setembro de 2011
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
sábado, 20 de agosto de 2011
Módulo VI
ESTRUTURA CURRICULAR
MODALIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL FINAL
TURMA: 8ª SÉRIE (9º ANO)
COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA
TEMA: MISCIGENAÇÃO
AUTORA: CELIR ANGONESE
CO-AUTOR: RICARDO MAZUREKI
ÁGUA BOA/MT – ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO
Objetivos da aula:
•Desenvolver pesquisas on line;
•Estimular a curiosidade pelo tema sugerido;
•Respeitar as diferentes raças existentes em nosso meio;
•Conhecer as várias raças constituídas em nosso país através da mistura de raças;
•Socializar os conhecimentos adquiridos.
Duração das atividades:
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Como trabalhar essa aula
Essa aula será trabalhada com alunos da 8ª série, enfatizando a pesquisa on line com o uso dos lep tops do Projeto Uca sobre a miscigenação existente entre os jogadores da Seleção Brasileira de futebol, onde os alunos possam compreender e identificar as diferentes raças com seus costumes, crenças, cultura e culinária que fazem parte desse grupo.
Estratégias da aula
•Enfatizar com os alunos sobre o que é a miscigenação;
•Propor que realizem pesquisa on line sobre as diferentes raças que fazem parte do time da Seleção Brasileira de Futebol;
•Realizar grupos dividindo-os com sub-temas;
•Observar quais os procedimentos usados por cada aluno na realização da pesquisa.
Recursos Complementares
Usar como recurso os lep tops do Projeto Uca.
Avaliação
A avaliação se dará de forma contínua durante a pesquisa e a socialização tanto do grupo como individualmente.
Relato
Após pesquisa realizada e socializada entre os alunos, ficou claro para eles que o brasileiro é formado por diferentes raças e culturas e que essa miscigenação faz com que o Brasil seja um país rico em culturas e tradições e que nós somos parte dessa miscigenação, onde devemos respeitar nosso próximo, pois essa herança iremos levar para o nosso futuro divulgando a beleza do povo brasileiro
MODALIDADE: ENSINO FUNDAMENTAL FINAL
TURMA: 8ª SÉRIE (9º ANO)
COMPONENTE CURRICULAR: PESQUISA
TEMA: MISCIGENAÇÃO
AUTORA: CELIR ANGONESE
CO-AUTOR: RICARDO MAZUREKI
ÁGUA BOA/MT – ESCOLA MUNICIPAL CRISTALINO
Objetivos da aula:
•Desenvolver pesquisas on line;
•Estimular a curiosidade pelo tema sugerido;
•Respeitar as diferentes raças existentes em nosso meio;
•Conhecer as várias raças constituídas em nosso país através da mistura de raças;
•Socializar os conhecimentos adquiridos.
Duração das atividades:
Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Como trabalhar essa aula
Essa aula será trabalhada com alunos da 8ª série, enfatizando a pesquisa on line com o uso dos lep tops do Projeto Uca sobre a miscigenação existente entre os jogadores da Seleção Brasileira de futebol, onde os alunos possam compreender e identificar as diferentes raças com seus costumes, crenças, cultura e culinária que fazem parte desse grupo.
Estratégias da aula
•Enfatizar com os alunos sobre o que é a miscigenação;
•Propor que realizem pesquisa on line sobre as diferentes raças que fazem parte do time da Seleção Brasileira de Futebol;
•Realizar grupos dividindo-os com sub-temas;
•Observar quais os procedimentos usados por cada aluno na realização da pesquisa.
Recursos Complementares
Usar como recurso os lep tops do Projeto Uca.
Avaliação
A avaliação se dará de forma contínua durante a pesquisa e a socialização tanto do grupo como individualmente.
Relato
Após pesquisa realizada e socializada entre os alunos, ficou claro para eles que o brasileiro é formado por diferentes raças e culturas e que essa miscigenação faz com que o Brasil seja um país rico em culturas e tradições e que nós somos parte dessa miscigenação, onde devemos respeitar nosso próximo, pois essa herança iremos levar para o nosso futuro divulgando a beleza do povo brasileiro
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Módulo V
PENSAMENTO SOCIAL BRASILEIRO E A CONSTRUÇÃO DO RACISMO.
MÓDULO V
Realizamos a atividade “V” com alunos da 5ª série “A” com o objetivo de abordar com todos, a importância de cada um dos povos na História do Brasil. Primeiramente, formamos 4 grupos, cada grupo leu e debateu sobre os povos citados. A seguir, foi feita a sistematização com todos os grupos, cada um comentou o que havia entendido e em seguida discutimos sobre suas respostas e tiramos dúvidas ainda existentes.
Percebemos com essa atividade, que muitos alunos sentem preconceito por eles mesmos, não se aceitando da forma como são e isso acabou gerando muita discussão, pois se “eu não me aceito”, como quero que os colegas me aceitem? Debatemos muita essa questão, que cada ser humano tem a sua importância e o seu valor e que devemos nos aceitar como somos e respeitar ao outro como ele é, para assim podermos encontrar o caminho para sermos felizes e podermos viver em união com todos, não nos esquecendo que a diversidade é o que faz a diferença, sermos todos iguais não teria graça alguma.
Esta atividade foi realizada pelas professoras: Celir e Cilmara
MÓDULO V
Realizamos a atividade “V” com alunos da 5ª série “A” com o objetivo de abordar com todos, a importância de cada um dos povos na História do Brasil. Primeiramente, formamos 4 grupos, cada grupo leu e debateu sobre os povos citados. A seguir, foi feita a sistematização com todos os grupos, cada um comentou o que havia entendido e em seguida discutimos sobre suas respostas e tiramos dúvidas ainda existentes.
Percebemos com essa atividade, que muitos alunos sentem preconceito por eles mesmos, não se aceitando da forma como são e isso acabou gerando muita discussão, pois se “eu não me aceito”, como quero que os colegas me aceitem? Debatemos muita essa questão, que cada ser humano tem a sua importância e o seu valor e que devemos nos aceitar como somos e respeitar ao outro como ele é, para assim podermos encontrar o caminho para sermos felizes e podermos viver em união com todos, não nos esquecendo que a diversidade é o que faz a diferença, sermos todos iguais não teria graça alguma.
Esta atividade foi realizada pelas professoras: Celir e Cilmara
Módulo IV
100 Anos de Liberdade - Realidade Ou Ilusão?
Dudu Nobre
Composição : Hélio Turco, Jurandir e Alvinho
Será...
Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu
Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil
Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela
Sonhei....
Que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção
Senhor..
Eis a luta do bem contra o mal
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial
O negro samba
Negro joga capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira
Com a turma do 3º ano vespertino foi trabalhado a letra da música acima citada. Em um primeiro momento um aluno leu a letra da música para os demais, depois foi feito um comentário sobre qual mensagem a letra quer nos passar, e por fim os próprios alunos fizeram a sua própria interpretação, registrando em um texto.
Professoras: Celir, Eleuza Pimenta e Angélica.
Dudu Nobre
Composição : Hélio Turco, Jurandir e Alvinho
Será...
Que já raiou a liberdade
Ou se foi tudo ilusão
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu
Moço...
Não se esqueça que o negro também construiu
As riquezas do nosso Brasil
Pergunte ao criador
Quem pintou esta aquarela
Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela
Sonhei....
Que Zumbi dos Palmares voltou
A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção
Senhor..
Eis a luta do bem contra o mal
Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial
O negro samba
Negro joga capoeira
Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira
Com a turma do 3º ano vespertino foi trabalhado a letra da música acima citada. Em um primeiro momento um aluno leu a letra da música para os demais, depois foi feito um comentário sobre qual mensagem a letra quer nos passar, e por fim os próprios alunos fizeram a sua própria interpretação, registrando em um texto.
Professoras: Celir, Eleuza Pimenta e Angélica.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)