Clique aqui e escolha a sua no Site TonyGifsJavas.com.br

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Atividade 1.8

Atividade 1.7

Atividade 1.7

Em 2010, trabalhei um projeto interdisciplinar com alunos do 4º ano da Escola Municipal Cristalino sobre Lixo & reciclagem.

Montamos um mercadinho dentro da sala de aula através de embalagens vazias e realizamos atividades com as mesmas como: levantamento sobre as embalagens mais utilizadas em nossas casas. Realizamos pesquisas sobre o destino dessas embalagens, os impactos com o meio ambiental, as informações contidas nas embalagens como: valor calórico, valor energético, valor nutritivo proteínas, gorduras, cálcio, ferro, data de vencimento, peso, valor monetário e números decimais.

As atividades realizadas foram durante uma semana, onde tivemos a coleta de embalagens, as pesquisas e o desenvolvimento na sala de aula, onde foi possível fazer com que os alunos percebessem que devemos ter muito cuidado com o que compramos quando vamos ao supermercado, que nem sempre as embalagens atrativas nos trazem benefícios para a nossa saúde e que temos que tomar muito cuidado com o tipo de alimentos que adquirimos, pois isso pode nos prejudicar tanto a nossa saúde como o nosso meio ambiente bem como, o bolso do consumidor.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Respeitando as diferenças




RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE BRASILEIRA

MÓDULO II – Tópicos especiais sobre a diferença.

Através da parceria com SEMEC, no dia 19 de abril, recebemos a visita da Professora Severiá e alguns integrantes da Tribo Indígena, comemorando o dia do Índio. Houve uma integração com todos os alunos e professores da escola. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo mostrando a cultura indígena e também houve uma conversa informativa onde os integrantes da equipe indígena responderam questionamentos e realizaram uma dança com todos os participantes. A atividade foi muito bem aceita e respeitada por nossos alunos e percebemos que quanto mais cedo trabalharmos as diferenças, mais cedo ela será eliminada das mentes de nossas crianças. As atividades realizadas tiveram a participação da Direção e Coordenação.

Atividade 1.6

Atividade 1.6
Momento de Reflexão

Analisando o vídeo e as reflexões sugeridas, compreendi que a
evolução tecnológica afeta nossas vidas, porque vivemos num mundo
competitivo. Com isso podemos modificar nossa vida pessoal e
profissional, através dos aparelhos, aprendendo a manuseá-los e
seguindo as inúmeras informações que são fornecidas para melhoria da
comunicação diária, pois assim será possível melhorar a prática
pedagógica, bem como a comunicação e a interação com outros.

Atividade 1.5

NÚCLEO TECNOLÓGICO DE ÁGUA BOA - NTM

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TICs 100 HORAS

CURSISTA: CELIR ANGONESE

ATIVIDADE 1.5 - CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA

FICHAMENTO

FÁBULAS

AUTORA: GLÓRIA MARIA DE OLIVEIRA

CO-AUTOR (ES): SIMONE DE ALENCASTRE RODRIGUES, SOYMARA VIEIRA EMILIÃO

DADOS DA AULA

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a expressão oral, participando das discussões ouvindo e expressando suas opiniões assim como sugestões.
• Recontar oralmente uma fábula trabalhada.
• Compreender o texto lido
• Estabelecer conclusões a partir de informações expressas no texto.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES

2 aulas de 50 minutos cada que correspondem a 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter o conhecimento de que a fábula é um gênero literário, encontrado em quase todas as culturas, possui uma narrativa pequena e que a maioria tem animais ou criaturas imaginárias como personagens e finaliza com uma lição de moral.

NOME DO PROGRAMA: Portal do Professor

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Alfabetização

ESTRATÉGIA

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento:
A professora lê para a classe a fábula “ A Cigarra e a Formiga”, conversa com a turma sobre o entendimento da fábula, neste momento é importante que a professora estimula a todos s comentar sobre sua primeira impressão da fábula.

Segundo momento:
A professora pede para as crianças recontarem oralmente a narrativa. É muito importante que nesses momentos esteja atenta à oralidade das crianças, o vocabulário apresentado, se ela está utilizando a estrutura deste tipo de texto.

Terceiro momento:

Neste momento a professora solicita o número de alunos correspondente a quantidade de personagens que aparecem na historia, não se esquecendo da figura do narrador e pede para estes dramatizarem a fábula.
Este momento de dramatização também é muito rico para a professora estar observando e explorando os aspectos de compreensão e interpretação do texto

A professora poderá enriquecer as propostas citadas pedindo para que os alunos representem determinadas cenas da fábula.
Recriação de forma oral da história, reinventando partes como início ou final.
Uma reescrita coletiva no quadro.
A professora deverá estimular as crianças a emitirem suas opiniões sobre a fábula apresentada.
Em outro momento a professora pode apresentar a outra versão desta mesma fábula

Recursos Complementares

TITULO DO LIVRO: FÁBULAS DE ESOPO
AUTOR: RUTH ROCHA
ILUSTRADOR: ADALBERTO CORNAVACA
EDITORA: FTD

AVALIAÇÃO

Avaliar os alunos no que se refere a capacidade de compreensão deste texto.
Verificar se a classe foi capaz de se apropriar da estrutura do gênero de fábulas.
Verificar se os alunos identificam os personagens da historia.
Identificar a capacidade criadora de opinar sobre a fabula apresentada.

terça-feira, 12 de abril de 2011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

A educação e a tecnologia

A educação e a tecnologia

O uso da tecnologia entrou definitivamente em nossas vidas e o mundo de hoje não conseguiria se adaptar sem essa nova era. Vivemos em uma sociedade competitiva e isso gera caminhos para buscarmos novos mecanismos de apoio na realização de nossas atividades pedagógicas, proporcionando-nos um crescimento pessoal e profissional, apontando novos caminhos para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficaz.

A evolução Tecnológica

A evolução tecnológica

O uso das tecnologias vem provocando profundas mudanças em todas as dimensões da nossa vida. Vivemos hoje num cenário de constantes mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas.

A evolução tecnológica que vivenciamos hoje e que influencia nossas vidas é fruto de um planejamento participativo e toda a tecnologia causa medo ao ser introduzida. O uso da tecnologia no contexto educacional aponta novos rumos e perspectivas na realização de uma pesquisa e elaboração de uma aula, pois isso nos proporciona um crescimento pessoal e profissional, apontando caminhos alternativos para uma prática pedagógica mais dinâmica e eficaz. Devemos ser audaciosos e corajosos para assim conseguirmos alcançar nossos objetivos.

O uso da tecnologia entrou definitivamente em minha vida, principalmente por trabalhar em uma escola que foi contemplada com o projeto UCA. Para conseguir trabalhar uma aula com esse novo recurso, é necessário primeiro conhecê-lo para depois inserir nas aulas, pois nossos alunos hoje em dia, são ousados e corremos o risco de ficarmos pra traz.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Quem sou eu...

Quem sou eu...
Sou alguém que amo minha profissão, gosto do que faço e estou aberta a novas descobertas dentro do meu cotidiano, para assim poder melhorar a prática pedagógica e meu desempenho nas atividades que serão realizadas dentro do meu trabalho.
Há pouco tempo atrás, eu não tinha acesso aos recursos tecnológicos. Hoje com a presença desses recursos, muita coisa melhorou. Percebi que as tecnologias presentes no nosso dia a dia têm facilitado muito a minha prática educativa, me fornecendo alternativas para meu crescimento profissional e pessoal.